terça-feira, 6 de novembro de 2007

O HOMEM VITRUVIANO... VOCÊ O CONHECE?

O homem vitruviano
Lorenzo Andreotti




Conheça a origem do famoso desenho.
Você, certamente, já se deparou com o desenho acima. Trata-se de “O Homem Segundo as Proporções de Vitrúvio”, do pintor Leonardo Da Vinci. O famoso desenho data do início do século XVI e pode ser visto – além dos livros de arte, é claro – em postais, souvenires e até em sites na Internet.
Para confirmar sua atualidade, ele foi escolhido pelos italianos para cunhar o euro, moeda européia. Mas você sabe o que ele significa?
Para elaborar o homem nu com quatro braços e quatro pernas, inserido em duas figuras geométricas (quadrado e círculo), Da Vinci inspirou-se no arquiteto latino Vitrúvio. Vitrúvio estabeleceu as medidas ideais do corpo humano: a cabeça devia corresponder a um oitavo de sua altura total. Do topo da cabeça até o peito, um sexto. Do cotovelo à ponta do dedo, um quarto. Do joelho até a sola do pé, mais um quarto. Da Vinci inseriu o seu homem perfeito em duas figuras, o quadrado (que representa a terra) e o círculo (o universo). No centro do círculo localiza-se o umbigo do homem, e no centro do quadrado, sua genitália.
Vitrúvio, autor do único tratado de arquitetura que sobreviveu aos dias de hoje, acreditava que a beleza derivava da simetria e da relação das partes com o todo. A perfeição sugerida pelo arquiteto foi a grande inspiração para o pintor, um apaixonado estudioso da anatomia humana. Mais do que ilustrar um estudo, o desenho de Da Vinci confirmava a busca da perfeição, inserido no conceito de que o homem é o modelo do mundo. Daí a atualidade do desenho, proporções justas, simétricas, harmoniosas. Atributos que, hoje, o homem moderno ainda deseja cunhar para si.




Fonte: Revista Vencer.Outubro, 1999.


Turma acompanhando a leitura do texto "O homem vitruviano"

Nenhum comentário: